O Desassossego e a Desassossegada

nighttraffic                                                         (Night Traffic- Lena Karpinsky)

Esse fim de semana volto para São Paulo. De visita, claro. Da última vez que tentei morar na cidade em que nasci pude confirmar a nossa incompatibilidade. O engraçado é que ir para São Paulo me desperta diversas emoções distintas; boas e ruins.

Fico muito feliz em rever os amigos e a família, mas por algum motivo toda vez que volto pra lá, sinto como se estivesse indo ao julgamento da minha vida profissional. Com certeza rola uma projeção da minha parte, mas para o paulistano da gema que tem como prioridade sua carreira, escutar sobre a minha que vive em constante movimento e mutação sem me repreender de alguma forma, não é fácil.

Recentemente decidi mudar de área e começar do zero. Não sei se estou fazendo a coisa certa, mas o fato é que eu preciso experimentar. Mais uma vez priorizei a qualidade de vida na hora de fazer a minha escolha, e ao contrário do que escuto muito por aí eu não tenho quase trinta e preciso me estabelecer, eu ainda tenho vinte e nove e muitas possibilidades pela frente. A vida é muito curta para deixar que a idade determine suas decisões.

Não entendo essa mania que as pessoas tem de achar que todo mundo tem que seguir a mesma fórmula pré-estabelecida por sei-lá-quem em vai-saber-quando de como ser um adulto “bem sucedido”. Já falei sobre isso antes em  O Desassossego e a Sociedade, mas é que prestes a viajar para minha amada e odiada cidade natal, sinto que em algum momento terei que encarar essas questões que são recorrentes em meu amado e odiado país.

Na verdade verdadeira o problema sou eu. Não posso querer pensar igual aos meus amigos conterrâneos quando passei os primeiros anos da minha vida adulta bem longe daqui, convivendo com pessoas totalmente diferentes e prioridades completamente opostas. É hora de confiar mais no meu taco. Até porque é possível que em um futuro não tão distante eu volte a explorar outras culturas, mas sobre isso não contei nada a São Paulo ainda.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s